segunda-feira, 16 de abril de 2012

Saúde: Calendário Vacinal

Olá meninas,
Como vocês estão?
Esse final de semana estava pensando em escrever um post bem legal para vocês, mas não estava achando nenhum assunto interessante, até que ...
Estava dando uma olhada em matérias de alguns jornais online e vi, que muitas pessoas tem dúvidas sobre vacinação.
Por ser um tema muito importanet e bem familiar para mim, resolvi dar algumas informações bem legais para vocês. Vamos lá?!


Calendário Vacinal do Adulto


Após os 18 anos, precisamos tomar algumas vacinas para prolonkgar a imunização adquirida na infância. Nós, mulheres, temos uma necessidade muito maior dessa imunização devido a gravidez, pois algumas doença tem uma agrecividade maior quando adquiridas durante a gestação.
Algumas vacinas que devem ser tomadas:
- Dupla viral (ou dT): Protege contra difteria e tétano
Doenças causadas por toxinas produzidas por bactérias. A difteria provoca inflamação na mucosa da garganta, do nariz e da traqueia e pode até afetar o sistema cardiovascular. Já o tétano faz com que o doente tenha espasmos musculares. Todos devem tomar a vacina a cada dez anos. Gestantes podem tomar essa vacina.
- Hepatite B: Como o próprio nome já diz, previne contra Hepatite B, tipo grave da doença.
A transmissão do vírus ocorre através do contato com sangue ou secreções contaminadas. Qualquer um que tenha contato com sangue, como manicures e profissionais de saúde, precisam ser imunizados.
- Tríplice Viral: Previne contra sarampo, caxumba e rubéola
Recomenda-se que mulheres tomem a vacina três meses antes de engravidar. Também é indicada para pessoas que estejam em local de surto de uma das doenças.
- Influenza Sazonal: Aplicada anualmente como o objetivo de previnir surtos de gripe comum.
Esse ano, no dia 5 de maio, ocorrerá o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, gestantes, profissionais de saúde e populações indígenas.

Existem outras vacinas, como Febre Amarela, Influenza H1N1, Varicela e HPV, que também são aplicadas na idade adulta. Quem desejar maiores informações sobre Calendário Vacinal do Adulto/Idoso é só passar no Portal da Saúde (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464) e obter maiores informações.

Espero que vocês tenham gostado....
e façam como eu...











Beijinhos!!

4 comentários:

  1. Esse assunto é super importante!! A gente acha que só criança e idoso que precisam de vacina, mas não é verdade!! Tento manter minhas vacinas em dia e uma coisa muito legal que descobri esses tempos é que todas as vacinas que tomamos são registradas em um sistema. Então quem perdeu a carteirinha pode ir até um postinho e pedir para que eles verifiquem se é necessário tomar alguma vacina! Legal né?

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei bem legal esse assunto e de grande utilidade pública. Irei divulgar para meus conhecidos.
    Estava brincando no twitter quando disse que ainda não tinha 18 anos, faz muiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooo tempo que tive dezoito anos, hehe. Beijos SImone

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Esse é mesmo um tema bastante interessante. Fico intrigada como muitas pessoas ainda tem certo receio com vacinas, eu como sou da area da saude, tomo todas que estiverem disponiveis, melhor não arriscar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Stael!

    Muito útil o post. Gostei de saber que minha vacinação está em dia =)

    Bjos, bjos!

    ResponderExcluir